Sandro Sussuarana





Sandro Sussuarana - Foto: Lissandra Pedreira




Sandro Sussuarana é um dos idealizadores do projeto Sarau da Onça, é produtor cultural e articulador de Jovens do bairro de Sussuarana, tem participação em várias atividades culturais da cidade do Salvador como: Ações Poéticas nas Comunidades do MAM (Museu de Arte Moderna) e na comunidade de Novos Alagados (Uruguai) em 2012. Participa como frequentador assíduo do Sarau Bem Black (que acontece no Sankofa Afrincan Bar no Pelourinho). Das edições do Hip Hop na Onça de 2008 até 2012 como Apresentador e também na produção do evento, foi um dos idealizadores do Projeto Perife’Art projeto realizado em 2008 no bairro de Sussuarana, época  que fazia parte do Grupo Juventude Negra Pela Paz, desenvolvendo oficinas de Estética Negra, Identidade Negra, Dança, Teatro, Bordado, entre outros, com finalização das atividades em formato de amostra para toda a comunidade, realizando um desfile de tudo o que foi produzido pelas oficinas, e apresentação de grupos culturais do bairro, projeto este que foi realizado com o apoio da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço).

Participa da organização da caminhada da Consciência Negra de Sussuarana desde 2008.
Participou da caminhada contra o Extermínio da Juventude Negra em 2011 e 2012 como apresentador, Poeta e também na organização.

Faz parte do movimento Hip Hop de Salvador, onde foi apresentador de eventos como a 1º do aumenta o volume em 2011, participação como Poeta no lançamento da single do grupo “Os agentes” –“Tudo vai estar Bem”, na Praça Teresa Batista. Também é idealizador e diretor geral do Pôr do Sol do Sarau da Onça (Pôr do Sarau), que acontece a cada 40 dias em pontos estratégicos da cidade do Salvador, com a missão de levar a Poesia para todos os cantos da cidade, ao mesmo tempo em que se contempla uma das mais belas paisagens que é o Pôr do Sol, cuja primeira edição aconteceu em 16 de fevereiro de 2013 no Farol da Barra. Ensaia e coordena adolescentes de 7 a 15 que apresenta mais um Sarau intitulado Sarau na Laje, que acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, que se iniciou no mês de Abril de 2013.

Menção honrosa no concurso literário Valdeck Almeida de Jesus de 2013 com o poema “A Realidade”, concurso no qual participou ainda com outros dois poemas “Mudança” e “A Poesia Que Se Diz Eterna”, feita em parceria com dois poetas do recôncavo baiano, Rildon Alves e Sócrates Jr (Ilhéus BA).

2º Colocado no Concurso Literário realizado pelo poeta Sergio Vaz no ano de 2011, com o poema “Chega de Tiriricas”. Atualmente está cursando o 3º Semestre de Serviço Social na Faculdade Vasco da Gama. 

Participou em setembro de 2013 da IX Edição do “Caruru dos 7 Poetas” promovido pela Casa de Barro em Cachoeira-BA.

Participou da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2014, lançando o livro "O Diferencial da Favela: Poesias Quebradas de Quebrada" (Editora Galinha Pulando).

Nenhum comentário:

Postar um comentário