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Salvador, 19 de outubro de 1922 — São Paulo, 18 de maio de
1999. Dias Gomes, autor baiano de
vasta produção literária direcionada quer para o teatro, quer para o cinema, quer
para o rádio , quer para a televisão.
Escritor bem recepcionado tanto pela crítica especializada como pelo público. Dias Gomes, em muitas das entrevistas
concedidas sobre a sua facilidade de escrever para
os meios de comunicação de massa, dizia que o
espaço mais privilegiado do artista
era o teatro, já que neste a arte se expressava como “ criatura viva, sensível e mortal”.
Bibliografia
Teatro:
A comédia
dos moralistas (1939);
Esperidião,
(1938);
Ludovico, (1940);
Amanhã será
outro dia (1941);
Pé-de-cabra (1942);
João Cambão
(1942);
O homem que
não era seu (1942);
Zeca Diabo
(1943);
Toque de
recolher (revista), em parceria com José Wanderlei (1943);
Os cinco
fugitivos do Juízo Final (1954);
O pagador de
promessas (1959);
A revolução
dos beatos (1961);
O bem-amado
(1962);
O berço do
herói (1963);
O santo
inquérito (1966);
O túnel
(1968);
Vargas (Dr.
Getúlio, sua vida e sua glória), em parceria com Ferreira Gullar (1968);
Amor em campo minado (Vamos soltar os
demônios) (1969);
As primícias
(1977);
O rei de
Ramos (1978);
Campeões do
mundo (1979);
Meu reino
por um cavalo (1988).
Telenovelas na TV Globo:
Verão
vermelho, (1969/1970);
Assim na
terra como no céu (1970/1971);
Bandeira 2
(1971/1972);
O bem-amado
(1973);
O espigão (1974);
Saramandaia
(1976);
Sinal de
alerta (1978/1979);
Roque
Santeiro (1985/1986);
Araponga,
com Ferreira Gullar e Lauro César Muniz (1990/1991).
Especiais para a
televisão:
Um grito no
escuro (O crime do silêncio), TV Globo;
Caso Especial (1971);
O santo
inquérito, em adaptação de Antonio Mercado, TV Globo, Aplauso (1979);
O bem-amado
(1979/1984);
Expresso Brasil (1987).
Romances:
Duas sombras apenas (1945);
Um amor e
sete pecados (1946);
A dama da
noite (1947);
Quando é
amanhã (1948);
Sucupira,
ame-a ou deixe-a (1982);
Odorico na
cabeça (1983);
Derrocada
(1994);
Decadência
(1995).
Cinema:
O pagador de
promessas, direção de Anselmo Duarte, Leonardo Vilar, Glória Menezes, Dionísio
Azevedo, Geraldo Del Rey, Norma Benguell, Othon Bastos e Antonio Pitanga
(1962);
O marginal
(roteiro), direção de Carlos Manga, com Tarcísio Meira e Darlene Glória (1974);
O rei do Rio (adaptação de O rei de Ramos),
direção de Bruno Barreto, com Nuno Leal Maia, Milton Gonçalves e Nelson Xavier
(1985);
Amor em
campo minado, direção de Pastor Vera, Cuba (1988).
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