Dias Gomes





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Salvador, 19 de outubro de 1922 — São Paulo, 18 de maio de 1999. Dias Gomes, autor baiano  de   vasta  produção  literária direcionada   quer para o teatro, quer para o cinema, quer para o rádio , quer para a televisão.  Escritor   bem recepcionado  tanto pela crítica especializada  como pelo público.  Dias Gomes, em muitas das entrevistas concedidas  sobre a   sua facilidade de escrever  para  os  meios  de comunicação de    massa, dizia  que  o espaço   mais privilegiado   do  artista  era o teatro,  já que neste   a arte se expressava  como “ criatura viva, sensível e mortal”. 
Bibliografia

Teatro:
A comédia dos moralistas (1939);
Esperidião, (1938);
 Ludovico, (1940);
Amanhã será outro dia (1941);
 Pé-de-cabra (1942);
João Cambão (1942);
O homem que não era seu (1942);
Zeca Diabo (1943);
Toque de recolher (revista), em parceria com José Wanderlei (1943);
Os cinco fugitivos do Juízo Final (1954);
O pagador de promessas (1959);
A revolução dos beatos (1961);

O bem-amado (1962);
O berço do herói (1963);
O santo inquérito (1966);
O túnel (1968);
Vargas (Dr. Getúlio, sua vida e sua glória), em parceria com Ferreira Gullar (1968);
 Amor em campo minado (Vamos soltar os demônios) (1969);
As primícias (1977);
O rei de Ramos (1978);
Campeões do mundo (1979);
Meu reino por um cavalo (1988).

Telenovelas na TV Globo:
Verão vermelho, (1969/1970);
Assim na terra como no céu (1970/1971);
Bandeira 2 (1971/1972);
O bem-amado (1973);
 O espigão (1974);
Saramandaia (1976);
Sinal de alerta (1978/1979);
Roque Santeiro (1985/1986);
Araponga, com Ferreira Gullar e Lauro César Muniz (1990/1991).

Especiais  para  a televisão:
Um grito no escuro (O crime do silêncio), TV Globo;
 Caso Especial (1971);
O santo inquérito, em adaptação de Antonio Mercado, TV Globo, Aplauso (1979);
O bem-amado (1979/1984);
 Expresso Brasil (1987).

Romances:
 Duas sombras apenas (1945);
Um amor e sete pecados (1946);
A dama da noite (1947);
Quando é amanhã (1948);
Sucupira, ame-a ou deixe-a (1982);
Odorico na cabeça (1983);
Derrocada (1994);
Decadência (1995).

Cinema:
O pagador de promessas, direção de Anselmo Duarte, Leonardo Vilar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo, Geraldo Del Rey, Norma Benguell, Othon Bastos e Antonio Pitanga (1962);
O marginal (roteiro), direção de Carlos Manga, com Tarcísio Meira e Darlene Glória (1974);
 O rei do Rio (adaptação de O rei de Ramos), direção de Bruno Barreto, com Nuno Leal Maia, Milton Gonçalves e Nelson Xavier (1985);
Amor em campo minado, direção de Pastor Vera, Cuba (1988).

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