Lucas Yuri

Lucas Yuri - Imagem: arquivo pessoal



Lucas Yuri Bispo Pinto, baiano, natural de Salvador, nasceu aos 30.01.2002, Membro da Academia de Letras do Brasil-Seccional Suiça, cursa o 7º ano do Ensino Fundamental.
Como todas as crianças, Lucas Yuri gosta estudar, brincar, ler, contar piadas, contar histórias, cantar, dançar e escrever.
Dos 08 livros escritos por Lucas Yuri, apenas 04 já foram publicados:
A Aranha Vaidosa, 2011;
O menino que achava que o planeta Terra era todo dele, 2012;
A menina que queria ser uma artista completa, 2012.
Quindim o Gato Raivoso, 2013.
Participação na Antologia Poética Sensações do Facebook, com 03 poemas, 2013.
Lucas também prefaciou o livro O Anjo que veio do céu - Vol. 2 de Sandra Stabile, 2013;
Lucas também deu entrevistas no programa TVE Revista, da TVE Bahia, Programa Multicultura da Rádio Educadora FM da Bahia, Programa Só para Mulheres da Rádio Metrópole FM, Programa do Bocão na Rede Record Bahia, Jornal Correio da Bahia (03.11.2011, pág. 03), TV UNEB, BATV da Rede Bahia e Jornal da Manhã da Rede Bahia, Jornal A TARDINHA, além de ser o garoto propaganda da Secretaria da Cultura, no dia das crianças em out/2011.
Em 05.09.11, em visita à exposição de quadros dos alunos do Instituto Social de Portão, em Lauro de Freitas, mesmo antes do Lançamento Oficial do Livro, Lucas foi Homenageado pela Professora e Artista Plástica Débora Fontes, onde ele recebeu a medalha de Honra ao Mérito, por incentivar os alunos a ler e escrever.
Em outubro/2011, Lucas Yuri foi Homenageado na BIENAL DO LIVRO, pelos alunos da Escola Viva Infância de Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, onde foi trabalhado o livro em classe para os alunos do grupo infantil, onde eles reproduziram o livro da Aranha Vaidosa em cami, e material reciclado e sucata, com 1 metro de cumprimento.
Em 17 de dezembro de 2011, no Teatro Municipal de Lauro de Freitas, Lucas Yuri recebeu das mãos da Professora Lúcia Moreira, a medalha de Honra ao Mérito, pela atuação em prol da Literatura, e por se dedicar a doar R$ 1,00 (um real) da venda de cada livro, ao Orfanato Lar Mundo da Criança, de Mãe Marina, localizado em Lauro de Freitas ( a doação será realizada após as vendas da tiragem).
Foi apresentado pelo Projeto Alma Brasileira à Academia de Cultura da Bahia, quatro nomes de escritores para ser o ESCRITOR DESTAQUE 2011, e o vencedor por unanimidade depois de ter seu currículo analisado foi Lucas Yuri.
O mesmo recebeu em solenidade na Academia de Cultura da Bahia, dia 16.12.2011, pelo Projeto Alma Brasileira, o Certificado de Escritor Destaque de 2011.
Em 01.04.2012, Lucas Yuri participou do Encontro de Escritores Mirins, que aconteceu na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, juntamente com os Escritores Mirins Ítalo Silva e Mariana Pina.
Em 30 de dezembro de 2011, Lucas Yuri foi convidado pela Biblioteca Pública do Estado (Biblioteca Central dos Barris), para fazer o Re-Lançamento do Livro A Aranha Vaidosa, cujo evento aconteceu em 13.04.2012, com as atividades do Dia do Livro, para incentivar crianças das escolas Públicas a gostarem de ler e escrever.
Ele também participou do III concurso nacional de poesias Mãos que falam, com 03 poemas e recebeu a “menção honrosa” pelo Poema da Natureza, cujo certificado de participação do concurso foi entregue em 30.03.12, na mesa cultural de Projeto de Literatura Alma Brasileira, na Academia de Cultura da Bahia, Faculdade 2 de Julho.
Em 16.12.2012, Lucas Yuri foi homenageado novamente pela Escola Viva Infância, em 04.03.2013, no Teatro Municipal de Lauro de Freitas, onde recebeu das mãos da Professora Lúcia Moreira, uma tela alusiva ao livro A menina que queria ser uma artista completa, trabalhada pelos alunos da Educação Infantil.
Em 14.03.2013, Lucas Yuri recebeu do Projeto de Literatura Alma Brasileira, o Certificado de 4º lugar pelo poema A Feira do Campo Grande, conforme participação no IV Concurso nacional de poesias Mãos que falam.
Lucas Yuri já fez lançamento, com direito à contação de história e/ou bate papo com o escritor nos locais listados abaixo, cujo objetivo principal é incentivar as crianças a gostar de ler e escrever.


Nenhum comentário:

Postar um comentário